Notícias Maia

Conhece a lenda de São Valentim?

©DR
Partilhas

O dia de São Valentim celebra-se a 14 de fevereiro um pouco por todo o mundo. Mas quem foi São Valentim? Contamos-lhe a lenda que sobrevive desde o séc. III.

A versão mas conhecida remota ao séc. III. Ora, reza a lenda que o Imperador Cláudio II queria formar um poderoso exército romano e que, para garantir que os jovens se dedicassem mais facilmente à vida militar, decidiu proibir temporariamente a celebração de casamentos.

Contrariando as regras do imperador, o bispo Valentim continuou a celebrar casamentos de forma clandestina. Ao descobrir que o bispo contrariara as suas ordens, o Imperador Cláudio II ordenou que Valentim fosse preso e condenado à morte. Até ao dia da sua execução, o bispo foi recebendo flores e bilhetes enviados por pessoas anónimas como sinal de apoio e consideração pela sua atitude. Esta parte da história explica a troca de postais, cartas e presentes neste dia pelos casais.

Mas a lenda não acaba aqui. Acredite quem quiser, mas a história continua com a filha do carcereiro do bispo Valentim a visitar o condenado e com ambos a apaixonarem-se. E mais! Esta mulher seria cega e, ao chegar perto de Valentim, recuperara de imediato a visão.

Mas a historia não tem um final feliz e o bispo acabara mesmo por ser decapitado num dia 14 de fevereiro de finais dos anos 200. Numa carta escrita à sua amada, o bispo ter-se-á despedido com a expressão “do seu Valentim”, um termo ainda usado para designar “namorado”.

A verdade é que, ao contrário da maioria dos santos católicos que se celebram, São Valentim já não está no calendário dos santos desde 1969. Ou seja, hoje não é oficialmente dia de São Valentim.

Ora, oficial ou não, este dia celebra-se em todo o mundo e é sinónimo de festejar o amor. E se ainda não tem um presente para o dia do namorados, nós temos uma sugestão para si!

Sem presente para o dia do namorados? Temos uma sugestão para si

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top