A Lipor, empresa de gestão de resíduos do Grande Porto, juntou-se a um consórcio internacional com o objetivo de transformar o dióxido de carbono (CO2) de resíduos em combustível sustentável para a aviação. O objetivo passa por fazer da Maia uma das primeiras unidades de produção de combustível sintético neutro em carbono (eFuels) da Europa, tornando-a uma das pioneiras do projeto.
Segundo a Lipor, a associação vai agora iniciar os estudos de viabilidade para a implementação e desenvolvimento da unidade “Power-to-Liquid”, que ficará instalada na Central de Valorização Energética da Maia. O projeto “vai permitir produzir um combustível verde sintético para a indústria da aviação a partir de uma combinação de CO2, capturado do processo da central, e hidrogénio com origem em energias renováveis”.
“Numa primeira fase, cerca de 100 mil toneladas de CO2 biogénico capturado será reciclado para conversão em eFuel, este último transformado em vários produtos de base renovável e produtos químicos específicos”, detalhou a Lipor.
A central terá uma tecnologia “que consiste em capturar, extrair e purificar a componente biogénica do CO2, presente em cerca de 60% do dióxido de carbono gerado no processo de tratamento de resíduos por valorização energética”. “Esta tecnologia permitirá emissões de CO2 próximas de zero – ou mesmo negativas –, contribuindo para melhorar significativamente o balanço energético e ambiental do processo de valorização energética dos resíduos”, explicou a empresa intermunicipal.
Para a Lipor, este é “um projeto disruptivo e pioneiro no setor da valorização energética de resíduos, que permitirá acelerar a sua descarbonização e transição para uma economia circular, em linha com as políticas climáticas e energéticas de Portugal e a ambição do país em alcançar a neutralidade carbónica até 2050″.
Para além da Lipor, também fazem parte do consórcio a P2X Europe, empresa especializada na compra e venda de eFuels, e a Veolia Portugal, que estuda um uso eficiente de recursos e atua nas áreas da gestão de água, energia e resíduos.
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas leem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.