Luciano Marques da Silva completou 100 anos no Hospital de São João no passado dia 31 de março. Estava infetado com Covid-19, recuperou e já recebeu alta.

Festejar 100 anos não é para qualquer um. Agora, celebrar uma centena de anos enquanto se combate e se vence o Covid-19, é um feito que inconscientemente nos dá a todos alguma esperança. O homem por detrás da vitória desta “batalha” é Luciano Silva. Um maiato que mostrou que contrair esta doença numa fase tão avançada da vida não significa uma sentença de morte.

O sr. Luciano havia sido notícia recentemente pelos seus 100 anos. Agora, vai em breve tornar-se num dos casos recuperados de Covid-19 em Portugal. Esteve internado 10 dias no Hospital de São João do Porto e, agora recuperado, já recebeu alta hospitalar.

A história de Luciano Silva é contada pelo Público e mostra-nos que este maiato foi sempre um lutador. A sua filha, Maria José, explica que o pai é um homem com “uma memória bestial, uma lucidez incrível” e que “gosta muito de viver” mas confessa que, quando levaram o pai para o Hospital de São João no Porto, teve “medo que fosse tarde”.

Felizmente não foi tarde e este maiato conseguiu recuperar desta doença que, em Portugal, já fez 311 mortos. “São casos como este que nos dão força para continuar a lutar nesta guerra” conta ao Público a enfermeira-chefe Marlene Teixeira, uma das profissionais de saúde que acompanhou a recuperação de Luciano Silva.

Uma história de superação que deve dar-nos a todos alguma esperança mas que não deve descurar-nos daqueles que são os cuidados a continuar a ter atualmente: Ficar em casa, proteger-se, manter a distância social e cumprir as recomendações da Direção-Geral de Saúde.

Covid-19: Número de casos confirmados na Maia sobe para 444

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.