O Dia Mundial da Prematuridade acontece no dia 17 de novembro.
O serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar Universitário de São João vai realizar, pela 10ª vez, um evento para assinalar o Dia Mundial da Prematuridade. Este ano decorre na Quinta dos Cónegos, na Maia. O espaço foi cedido pela Câmara Municipal da Maia.
O Dia Mundial da Prematuridade assinala-se a 17 de novembro, no próximo domingo, e vai juntar o serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar Universitário de São João, o Centro Materno-Infantil do Norte (Centro Hospitalar do Porto) e a Unidade Local de Saúde de Matosinhos para um evento onde o objetivo é “sensibilizar e desafiar a sociedade para o contexto da prematuridade“.
Destina-se a “prematuros, famílias, profissionais e todos os interessados” e terá, a partir das 10h, várias atividades lúdicas e de partilha de informação sobre esta realidade que tem vindo a aumentar. Haverá um “espaço-mães”, atuações musicais, zonas de expressão plástica, uma largada de balões, entre outras atividades. Segundo a Global News, alguns edifícios do Grande Porto estarão mesmo iluminados de lilás, a cor da prematuridade, para assinar este dia.
Em todo o mundo, um em cada dez bebés que nascem são prematuros. Em Portugal, de acordo com o INE, em 2017 nasceram 7011 bebés com menos de 37 semanas de gestação o que representa cerca de 8,1% dos nascimentos.
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas leem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.