A Infraestruturas de Portugal está a plantar mais de 500 árvores junto ao nó de Chantre, entre as estradas nacionais 13 e 14, na Maia, para substituir as que foram anteriormente cortadas, devido ao risco que representavam.

Em comunicado, a IP refere que, “no seguimento do compromisso assumido perante a Câmara Municipal da Maia, está a concluir os trabalhos de integração paisagística no nó de Chantre”, que incluem a plantação de 182 árvores e 396 arbustos. A empresa espera que a operação esteja concluída no decorrer da próxima semana.

“O projeto, realizado internamente na IP, teve em consideração uma grande variedade de espécies, tendo em vista o enriquecimento da biodiversidade, a valorização da paisagem e acima de tudo, o conforto e segurança dos utilizadores da estrada”, refere ainda o comunicado da empresa, que indica ainda que espécies escolhidas para esta reflorestação são autóctones, somando-se espécies ornamentais características dos jardins da região do Porto e algumas exóticas.

Na sequência da queda de uma árvore no local, foi efetuada uma análise mais detalhada ao estado das árvores. Nessa avaliação, constatou-se que algumas delas apresentavam um mau estado, com inclinação e/ou localização demasiado próxima da via, com ramos pendentes para a mesma, com particular incidência em eucaliptos, pinheiros e acácias, bem como alguns exemplares de carvalho. Face a esta situação, a IP, no final de 2019, procedeu ao abate e poda das árvores que constituíam risco para a segurança.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.