Partilhas

A publicação destaca a procura do Metro que ligará Santo Ovídio-Devesas-Campo Alegre e sugere metrobus para Maia-Trofa e S.João-Maia.

O Instituto da Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto realizou um estudo, a pedido da Metro do Porto, para avaliar a potencial procura nas novas propostas de linhas apresentadas pela Metro do Porto. No documento, foram analisados onze eixos de metro e quatro de metrobus.

Nonna Vespa

No que à Maia diz respeito, esta investigação concluiu que o eixo Maia II, que inclui a continuação da linha D a partir do Hospital de São João com término e ligação da estação Parque Maia, tem níveis de procura “bastante modestos“. O mesmo se regista na Linha ISMAI-Trofa sugerindo-se, em ambos os casos, a hipótese do metrobus em vez de metro.

No caso da linha que ligará o Aeroporto Sá Carneiro à Maia, os indicadores de procura são já “muito interessantes”.

Neste estudo sobre a potencial procura de novas linhas da Metro do Porto, a que a Lusa teve acesso, destacou-se o desempenho da linha Santo Ovídio-Devesas-Campo Alegre, conhecida como a “segunda linha de Gaia”, pelos ganhos globais de variações médias diárias anuais (VMDA) e pela vantagem de “oferecer uma efetiva alternativa à atual linha amarela que apresenta já os mais elevados níveis de sobrecarga de toda a rede, sobretudo às horas de ponta”.

Luz verde para o fabrico dos 18 novos veículos do Metro do Porto

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.