Notícias Maia

Exportações na Maia caem 3,4% no terceiro trimestre

Partilhas

Entre os cinco maiores exportadores da Região Norte, a Maia foi o município onde as exportações mais recuaram.

O boletim trimestral da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) indica que nos 5 principais concelhos exportadores da Região do Norte, as exportações de bens cresceram em Braga (14,0%) e em Vila Nova de Gaia (9,4%) e diminuíram em Vila Nova de Famalicão (-1,1%), Guimarães (-1,8%) e na Maia (-3,4%) no 3º trimestre de 2019.

Nos concelhos vizinhos da Maia, há uma tendência no aumento das exportações, tendo estas registado subidas em Matosinhos (15,3%), Trofa (14,3%), Vila Nova de Gaia (9,4%), Gondomar (8,9%), Vila do Conde (6,8%), Póvoa do Varzim (3,6%) e Valongo (0,1%).

As exportações da Região do Norte cresceram 3,2% no 3º trimestre de 2019 face ao período homólogo do ano transato, invertendo a tendência de queda observada no 2º trimestre de 2019 (-1,7%). Esta recuperação resultou, sobretudo, do crescimento em 3,0% das exportações para o mercado intracomunitário, após a variação de -2,4% apurada no trimestre anterior. Ao nível nacional, o crescimento das exportações foi mais moderado (0,8%) em ligeira desaceleração face ao valor registado no trimestre anterior (1,1%).

Ainda assim, o valor das exportações da Região do Norte continua a ser significativamente superior ao das importações. No 3º trimestre de 2019, a taxa de cobertura das importações pelas exportações atingiu o valor de 130,4%, mais 2,9 p.p. face ao trimestre anterior.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top