Notícias Maia

Faleceu Fernando Almeida aos 100 anos. Um histórico da Maia.

Partilhas

Faleceu Fernando Almeida, aos 100 anos. Um histórico do município, foi um dos fundadores da Santa Casa da Misericórdia da Maia, vereador na Câmara Municipal da Maia, fundador do Futebol Clube da Maia e do Jornal da Maia, entre outros. 

Corpo está hoje em Câmara Ardente. O Funeral será amanhã, às 11 horas, no Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho.

No início do ano, tivemos oportunidade de fazer notícia com o seu aniversário dos 100 anos. Conhecido por ser um homem de uma educação superlativa e de grande capacidade oratória, Fernando Almeida nasceu a 1 de janeiro de 1918, em Leça do Balio, Concelho de Matosinhos. Tirou o curso de Guarda Livros na escola prática e comercial Raúl Dória, no Porto, tendo feito vida profissional na Barbosa & Almeida, empresa vidreira, onde desempenhou cargos de gestão até se reformar. Foi nessa mesma escola que conheceu a sua futura esposa, tendo-se casado aos 25 anos e mudado a sua residência para a Maia.

Uma vez na Maia fez-se maiato por convicção e passou a ser um munícipe com grande participação cívica, em prol do desenvolvimento de um Concelho ainda muito atrasado, na década de quarenta. É assim o único fundador ainda vivo da Santa Casa da Misericórdia da Maia, a 27 de novembro de 1954, tendo sido eleito Provedor da mesma aos 85 anos, tendo a instituição no dia 31 de março de 2007, prestado homenagem e aclamado Fernando Almeida como Irmão Benemérito, sendo também Provedor Emérito. Foi ainda agraciado pela Câmara Municipal da Maia e pela união das Misericórdias Portuguesas pelo trabalho dedicado à Maia e aos mais desfavorecidos.

Foi também um político, tendo sido eleito vereador da Câmara Municipal da Maia entre os anos de 1969 e de 1972 e membro do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados, assim como membro do Conselho Municipal.

Atleta do Sporting Clube do Araújo, onde foi capitão de equipa, Fernando Almeida manteve a sua ligação ao desporto através do Futebol Clube da Maia, tendo sido um dos fundadores do clube a 4 de abril de 1954. Fernando Almeida esteve também presente na imprensa, tendo sido um dos fundadores do Jornal da Maia.

O centenário foi ainda reconhecido com a medalha de Alto Mérito e a medalha de Abnegação e Altruísmo.

A redação do Notícias Maia assinala o exemplo de vida de Fernando Almeida e endereça as suas condolências à família.

COMENTE

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top
Fórum da Maia - 30 de novembro - 21.30h

Salvador Martinha

Salvador Martinha vai finalmente apresentar o seu novo espetáculo de Stand-Up, Cabeça Ausente, no Fórum da Maia. Compre já o seu bilhete.
close-link