Notícias Maia

Fernando Almeida completou 100 anos de vida

Partilhas

É um histórico do município, tendo sido fundador da Santa Casa da Misericórdia da Maia, vereador na Câmara da Maia, fundador do Futebol Clube da Maia e do Jornal da Maia, entre outros. No passado dia 1 de janeiro celebrou um século de vida. É obra.

Conhecido por ser um homem de uma educação superlativa e de grande capacidade oratória, Fernando Almeida nasceu a 1 de janeiro de 1918, em Leça do Balio, Concelho de Matosinhos. Tirou o curso de Guarda Livros na escola prática e comercial Raúl Dória, no Porto, tendo feito vida profissional na Barbosa & Almeida, empresa vidreira, onde desempenhou cargos de gestão até se reformar. Foi nessa mesma escola que conheceu a sua futura esposa, tendo-se casado aos 25 anos e mudado a sua residência para a Maia.

Uma vez na Maia fez-se maiato por convicção e passou a ser um munícipe com grande participação cívica, em prol do desenvolvimento de um Concelho ainda muito atrasado, na década de quarenta. É assim o único fundador ainda vivo da Santa Casa da Misericórdia da Maia, a 27 de novembro de 1954, tendo sido eleito Provedor da mesma aos 85 anos, tendo a instituição no dia 31 de março de 2007, prestado homenagem e aclamado Fernando Almeida como Irmão Benemérito, sendo também Provedor Emérito. Foi ainda agraciado pela Câmara Municipal da Maia e pela união das Misericórdias Portuguesas pelo trabalho dedicado à Maia e aos mais desfavorecidos.

Foi também um político, tendo sido eleito vereador da Câmara Municipal da Maia entre os anos de 1969 e de 1972 e membro do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados, assim como membro do Conselho Municipal.

Atleta do Sporting Clube do Araújo, onde foi capitão de equipa, Fernando Almeida manteve a sua ligação ao desporto através do Futebol Clube da Maia, tendo sido um dos fundadores do clube a 4 de abril de 1954. Fernando Almeida esteve também presente na imprensa, tendo sido um dos fundadores do Jornal da Maia.

O centenário foi ainda reconhecido com a medalha de Alto Mérito e a medalha de Abnegação e Altruísmo.

A direção do Notícias Maia endereça congratulações ao senhor Fernando Almeida, um histórico maiato e exemplo de vida.

COMENTE

Publicidade

Newsletter

Top
Newsletter
SUBSCREVER

Subscreva hoje a Newsletter do Notícias Maia.

Esteja sempre atualizado. Receba por correio eletrónico as últimas notícias.
close-link