Notícias Maia

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

© Isabel Santiago Henriques
Partilhas

Francisco Rodrigues dos Santos, conhecido como “Chicão”, é o novo líder do CDS. Aos 31 anos, jurista de formação, era o mais jovem dos candidatos e fez percurso na Juventude Popular (JP), estrutura que lidera desde 2015.

O novo líder do CDS foi notícia em 2018 quando foi considerado pela revista “Forbes” um dos “30 jovens mais brilhantes, inovadores e influentes da Europa”, tendo entrado na lista “30 under 30”, na categoria Direito e Política.

O seu trabalho como líder da JP, desde 2015, levou a que a estrutura ultrapassasse os 20.000 filiados.

“Chicão” foi candidato a deputado pelo círculo eleitoral no Porto, mas não logrou a eleição. Avançou agora com uma candidatura à liderança do partido e venceu. A sua moção obteve 46,4% dos votos contra 38,9% de João Almeida e 14,5% de Filipe Lobo d’Ávila.

Ainda poderia ter sido criada uma “geringonça” pelos menos votados, mas essa hipótese foi logo descartada pelos próprios, que garantiram que o líder é o mais votado.

Francisco Rodrigues dos Santos é assim o oitavo centrista a liderar os destinos do partido, depois de Freitas do Amaral, Francisco Lucas Pires, Adriano Moreira, Manuel Monteiro, Paulo Portas, José Ribeiro e Castro e Assunção Cristas.

COMENTE

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top