Foi colocado na Via Norte, na zona da Estação de Metro Parque Maia, um novo radar de controlo de velocidade, que não se encontra sinalizado e identificado.
Nas redes sociais surgiram várias imagens deste novo radar, contestando a falta de sinalização do mesmo. Entre outras questões, numa via em que a velocidade máxima permitida é de 70 km/h, surgiu o boato de que a velocidade máxima a ser controlada por este aparelho iria ser a 60 km/h.
Dessa forma, o NOTÍCIAS MAIA decidiu esclarecer, junto da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), todas estas questões.
Numa fase inicial, a entidade informa que este radar se encontra em fase de testes e a data de entrada em funcionamento depende do resultado dos mesmos, sendo que a altura onde o aparelho começará a funcionar será amplamente divulgada, nomeadamente através de um site, onde poderá ser consultada a localização de todos os restantes radares.
“Acresce que localmente os condutores serão informados da existência do radar através do sinal H43 – Velocidade Instantânea.”, informa a ANSR.
Quanto ao limite de velocidade a ser aplicado, “o condutor deve respeitar a velocidade máxima imposta no troço, ou seja, 70km/h”, informa ainda a autoridade ao nosso jornal.
Questionada sobre que sentidos é que este aparelho irá fiscalizar, a ANSR termina revelando que a velocidade será fiscalizada em ambos os sentidos de trânsito.