Notícias Maia

Hoje é possível doar sangue na Praça do Município

©Notícias Maia
Partilhas

A Praça do Município acolhe uma ação de dádiva de sangue a todos os dias 11 de cada mês. Até às 19:00h poderá fazê-lo mesmo ao lado da escadaria da Câmara Municipal da Maia.

A praça do Município vai ser, mais uma vez, o local escolhido para situar um ponto de dádiva de sangue ambulatório. Todos os que queiram e estejam em condições de doar sangue, poderão fazê-lo no centro da Maia nesta terça-feira, dia 11 de fevereiro das 14.00h às 19.00h.

Para estar em condições de ser dador é necessário que tenha um peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Existem, no entanto, algumas situações que poderão impedir a dádiva, como é o caso de tatuagens feitas recentemente ou, no caso de algumas mulheres, estar no período de menstruação. Todas as informações sobre precauções e impedimentos relativos à dádiva de sangue serão dadas no ponto que está hoje na Praça do Município.

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação promove diversas recolhas de doações de sangue através de centros ambulatórios. No website oficial do IPST é possível aceder a uma página onde estão assinalados os pontos de recolha e também os locais fixos onde os dadores poderão fazer a sua dádiva de sangue.

Reservas de sangue em baixa

Gripes, constipações e infeções respiratórias estão a impedir dadores de dar sangue, uma vez que é preciso estar 15 dias sem sintomas e sem medicação para poder fazer a doação em segurança. Recorde-se que o Instituto do Sangue e da Transplantação (IPST) revelou que as reservas de sangue de vários grupos sanguíneos estão em níveis muito baixos. 

Reservas de sangue em baixa. A causa está nos casos gripe

COMENTE

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top