Nesta madrugada começa o chamado horário de verão. Dorme menos uma hora mas começa ter dias “maiores”.

Este domingo muda a hora. Em Portugal Continental e na Madeira, quando os relógios marcarem a 01:00h deverão ser adiantados para as 02:00h. Nos Açores a mudança faz-se das 00:00h para as 01:01h.

Em plena pandemia de covid-19 esta prática não se altera e os relógios de quase todo o mundo andarão mesmo uma volta para a frente.

Com esta mudança vai dormir menos uma hora de sábado para domingo e começará a ter a sensação de que os dias são maiores porque terá luz até mais tarde. Daqui a meio ano, a hora volta a mudar no dia 25 de outubro, para o regime de inverno.

Vamos continuar a mudar a hora?

A mudança de horário tem originado vários debates e, em 2019, o Parlamento Europeu foi a votos e defendeu mesmo o fim desta prática a partir de 2021. Caberá a cada país-membro decidir com qual regime horário pretende continuar e a decisão deverá ser comunicada à Comissão Europeia ainda em 2020.

Cada país poderá decidir se pretende regular-se com a hora de inverno ou a hora de verão mas terá de existir coordenação entre países vizinhos.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.