fbpx

Notícias Maia

Igreja Nova da Maia vai ter um novo orgão de tubos

© DR/Notícias Maia
Partilhas

O instrumento ainda está em processo de montagem e a inauguração acontece a 10 de outubro.

O novo órgão de tubos pesa cerca de 32 toneladas, tem 36 registos e 2152 tubos. O maior, tem mais de 5 metros de altura. A montagem começou no início de Agosto e tem data de término para os próximos dias, visto que, a inauguração acontece a 10 de outubro. A obra representou um investimento de cerca de 600 mil euros. A construção ficou a cargo da empresa alemã Orgelbauwerkstätte pelas mãos de Siegfried Schmid, um conceituado organeiro.

André Gentil, organista, será um dos primeiros a inaugurar o órgão de tubos no próximo dia 11. A viver na Maia há 5 anos, André tem vindo a acompanhar a montagem do órgão de perto e, poder fazer parte da semana de inaguração é, para ele, “o culminar de todo este trabalho e dedicação na construção do órgão“. Para o organista, que acompanhou de perto todo o cerscimento da obra, “é uma alegria imensa e uma oportunidade única”. André Gentil, em entrevista ao Notícias Maia, acrescentou ainda que a presença de um instrumento desta imponência tem um “um carácter de instrumento de cultura”. 

A inauguração deste instrumento será celebrada em vários dias. A primeira acontece a 10 de outubro, pelas 21 horas, com a bênção pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda, e com um concerto de Filipe Veríssimo, organista da Igreja da Lapa. Estas celebrações acontecem na mesma altura do 27º aniversário da dedicação da igreja, um ritual que marca o início da construção da igreja.

 

COMENTE

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Mais Populares

Top