Notícias Maia

Incêndios: Portugal em alerta até ao final da semana

CBaviera_Maia
© DR
Partilhas

Portugal está em alerta devido às temperaturas elevadas a registar até ao fim desta semana.

As temperaturas elevadas que se vão sentir até ao fim da semana levaram o Governo a declarar situação de risco elevado de incêndio. O despacho, assinado pelo Ministério da Administração Interna e o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural coloca em alerta vermelho 13 distritos de Portugal Continental. São eles: Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Guarda, Portalegre, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Viseu e Leiria.

É provável que tenha recebido um sms da Proteção Civil a avisar para o risco extremo de incêndio. Devido ao aumento das temperaturas e, consequentemente, ao maior risco de incêndio florestal, Portugal estará sob alerta entre a meia-noite de quarta-feira e as 23.59h de domingo.

Além dos 13 distritos em alerta vermelho, Beja, Faro, Lisboa, Évora e Setúbal estão sob alerta laranja.

No mesmo comunicado, e no sentido deste plano de situação de alerta, serão tomadas “medidas de carácter excepcional”, entre as quais, a maior prontidão na resposta por parte da GNR e da PSP. Esta fortificação, segundo o despacho, vai contar com um “reforço de meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos e de apoio geral às operações de protecção e socorro que possam vir a ser desencadeadas”

O dispositivo previsto será composto por 11.492 operacionais no terreno, apoiados por 60 meios aéreos.

 

COMENTE

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Mais Populares

Top