Notícias Maia

Jardins da Quinta dos Cónegos abertos aos fins de semana

Partilhas

Um “segredo” bem guardado, esta extraordinária casa do século XVIII apresenta um puro estilo barroco e forte influência da escola de Nasoni. Durante os fins de semana, entre as 10.00h e as 19.00h, estão abertos ao público os espaços verdes e jardins da Quinta dos Cónegos, na Cidade da Maia, entre 1 de agosto e 30 de setembro.

Este património histórico, monumental e paisagístico, está à disposição de toda a população que pode agora desfrutar livremente dos belos jardins e das zonas verdes deste espaço de fruição social que, apesar da sua centralidade, garantidamente proporciona momentos de tranquilidade, contemplação e proximidade com a natureza.

A quinta tem esse nome porque o solar do séc. XVIII, era casa de descanso e veraneio do cabido da Sé do Porto. É uma construção belíssima de estilo barroco, com influência de Nicolau Nasoni, o mesmo da famosa Torre dos Clérigos e tantos outros edifícios emblemáticos.

Em meados do século XX foi comprada por um grande empresário que a reestruturou totalmente. Em 1992, a casa sofreu um incêndio e foi totalmente devastada, ficando apenas a capela intacta. Naquela altura a Quinta dos Cónegos tinha sido adquirida pela Fundação Ricardo Espírito Santo, que contratou o arquiteto António Pinto Leite para a sua reconstrução, sendo mantida a arquitetura e a decoração exatamente como se encontrava antes do fogo.

A Quinta dos Cónegos recuperou dessa forma a vertente habitacional e social, acolhendo ações de formação, venda de coleções da Fundação Espirito Santo servindo de alojamento a clientes de referência.

A Câmara Municipal da Maia adquiriu a propriedade no ano de 2017, pelo valor de 3 milhões de euros e tem paulatinamente aberto a mesma ao público. Recentemente foi anunciado que aos fins de semana, as portas da Quinta dos Cónegos estão abertas à população, sendo possível usufruir dos espaços exteriores.

Morada: Rua do Souto 363, 4470-215 Maia

COMENTE

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top
Fórum da Maia - 30 de novembro - 21.30h

Salvador Martinha

Salvador Martinha vai finalmente apresentar o seu novo espetáculo de Stand-Up, Cabeça Ausente, no Fórum da Maia. Compre já o seu bilhete.
close-link