José Manuel Ribeiro, atual presidente da Câmara de Valongo, foi oficializado como candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal da Maia para as eleições autárquicas de 2025. A decisão foi ratificada pela Federação Distrital do PS/Porto, numa reunião realizada na noite de quarta-feira.
José Manuel Ribeiro foi oficialmente ratificado como candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal da Maia para as eleições autárquicas de 2025. A decisão foi tomada pela Federação Distrital do PS/Porto, após a proposta da concelhia socialista da Maia, e anunciada já esta quarta-feira.
Atualmente presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro é uma das apostas de peso do PS para tentar conquistar a liderança da Câmara da Maia, município que tem sido governado pela direita nas últimas décadas. O candidato socialista desempenha ainda funções em várias instituições, como a presidência do Conselho de Administração da LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto e do Conselho Executivo da Associação de Municípios – Corredor do Rio Leça.
A escolha de José Manuel Ribeiro faz parte de uma estratégia mais ampla do PS/Porto, que ratificou também os nomes de outros candidatos a câmaras municipais do distrito. Entre eles, destacam-se Manuel Pizarro, atual ministro da Saúde, que será candidato à Câmara do Porto, e João Paulo Correia, que concorrerá à Câmara de Vila Nova de Gaia.
Além destes, o PS/Porto confirmou as candidaturas de Américo Paulo Ribeiro a Amarante, Paulo Pereira a Baião, Luís Filipe Araújo a Gondomar e Cristina Vieira ao Marco de Canaveses. Outras candidaturas, como Paredes, Lousada, Matosinhos, Felgueiras, Paços de Ferreira e Vila do Conde, serão ratificadas no início de 2025.
“A decisão representa a confiança e unidade do PS em torno de um projeto coeso para o distrito do Porto na escolha dos homens e mulheres mais preparados para continuar a trabalhar em prol dos cidadãos”, lê-se no comunicado da Federação Distrital do PS/Porto.
O PS compromete-se a apresentar “projetos sólidos e candidatos comprometidos, capazes de responder às aspirações e vencer os principais desafios dos respetivos territórios”.