Notícias Maia

Maia bate recorde de recolha seletiva de lixo

Partilhas

A Maia bateu o recorde de recolha seletiva, com 78,7 quilos de lixo recolhidos por habitante, quase mais 30 que a média do Grande Porto. O anterior máximo no concelho da Maia era de 75 quilos de lixo, recolhidos por habitante, em janeiro. Meta será 100 quilos por habitante, até 2020.

De acordo com a agência Lusa, que cita dados fornecidos pela Câmara Municipal, a Maia alcançou em agosto o melhor resultado de sempre na recolha seletiva, ultrapassando a meta estabelecida pelo Plano Estratégico de Recolha de Resíduos Urbanos (PERSU), que era de 68 quilos por habitante.

Atualmente a taxa do lixo está ainda indexada ao consumo de água, no entanto, há já algum tempo que a Maia pretende implementar um sistema de taxas da recolha de resíduos que internacionalmente é designado por PAYT (pay as you throw), regida por um princípio de utilizador/pagador.

Os dados fornecidos pelo município revelam ainda que a frota de camiões de recolha seletiva aumentou, passando de dezassete para dezanove camiões a gás, aos quais se juntam as viaturas ligeiras de inspeção e manutenção, que de seis passaram a dez, existindo ainda quatro viaturas ligeiras totalmente elétricas.

COMENTE

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top
Fórum da Maia - 30 de novembro - 21.30h

Salvador Martinha

Salvador Martinha vai finalmente apresentar o seu novo espetáculo de Stand-Up, Cabeça Ausente, no Fórum da Maia. Compre já o seu bilhete.
close-link