A recolha acontece em todas as escolas da freguesia Cidade da Maia.

A iniciativa “Troca do Livro Usado por bens alimentares” acontece desde o ano de 2015 e destina-se a recolher livros e papel entre os agrupamentos de escolas da freguesia da Maia que depois se destinam à compra de bens alimentares para o SOS Alimentar.

Existem pontos de recolha em todos os jardins de infâncias, escolas básicas e secundária, da freguesia Cidade da Maia. Nas escolas, apenas a comunidade escolar pode entregar os livros e papel que já não precisa. Para a comunidade em geral, essa entrega é feita no pólo da junta de freguesia e no espaço cidadão.

Segundo a presidente da junta de freguesia Cidade da Maia, Olga Freire, os livros que possam ser reutilizados são encaminhados para bibliotecas e famílias carenciadas. Quando os livros e papel já não têm qualquer tipo de utilidade, são então entregues a um “farrapeiro” que paga um montante pelos materiais. Segundo Olga Freire, os valores são quase simbólicos mas ficam mais consistentes porque se trata de algumas toneladas de papel recolhido. Esse valor é então utilizado para comprar bens alimentares para famílias já sinalizadas.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.