Notícias Maia

Maia Solidária: Conheça a CãoViver!

©DR
Partilhas

A CãoViver – Associação de Proteção Animal nasceu oficialmente em 2012 pelas mãos de um conjunto de pessoas que tinha vontade de ajudar os cães do Canil Municipal da Maia. Tem como missão trabalhar para o abandono animal deixe de ser uma realidade.

Para executar as tarefas diárias, como alimentar os patudos ou limpar o abrigo, a CãoViver conta atualmente com 34 voluntários. Um número por vezes reduzido tendo em conta os 50 a 60 animais que estão normalmente no abrigo. Um número que não sobe porque aqui “não se faz o que não se pode” e é importante manter os cães em segurança e em condições dignas.

Ana Ceriz, atual presidente da associação, conta-nos que a maior dificuldade da associação é a escassez de recursos monetários para dar conta das despesas mensais. Um fator que pesa muito nesta lista é o aluguer do espaço que, não sendo da associação, custa 1700€ por mês a esta organização que vive quase exclusivamente da boa vontade de particulares.

Uma realidade que a associação tenta mudar há alguns anos pedindo à Câmara Municipal da Maia que ceda um espaço para a CãoViver se instalar. Ana Ceriz explica que 2020 terá de ser decisivo nesta matéria porque a despesa mensal está a ser muito difícil de suportar. Além do aluguer, a CãoViver tem ainda de pagar ração e veterinário sempre que é necessário.

Lucidez na adoção

A associação não é apologista de adoções por impulso. Antes da adoção se concretizar, as famílias têm tempo para ponderar e conviver com o patudo. Também as condições das casas da família que quer acolher são vistas pela associação – “Garantimos que os nossos animais vão para um sítio melhor”.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top