Notícias Maia

Marcelo na Maia para assinalar os 100 anos da Associação Humanitária da Cruz de Malta

Partilhas

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, estará na antiga Escola do Padrão de Moreira, no concelho da Maia, no próximo dia 11 de setembro, terça-feira, para assinalar os 100 anos da Associação Humanitária da Cruz de Malta.

O encontro está marcado para as 11:30 horas naquela que é a antiga Escola do Padrão de Moreira. O Presidente estará novamente no concelho da Maia, desta vez para comemorar o aniversário dos 100 anos da Ordem da cruz de Malta.

O executivo maiato cedeu um pólo à Associação Humanitária da Cruz de Malta, precisamente na antiga escola primária de Padrão de Moreira. O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, foi convidado para a cerimónia comemorativa do aniversário da instituição.

A Associação Humanitária Cruz de Malta

A criação da Associação Humanitária Cruz de Malta teve a ver com o contexto histórico-social da segunda década do século passado, que se caracterizou pela ocorrência e decorrências do primeiro conflito bélico mundial (1914-1918) a que se somaram algumas epidemias, nomeadamente a denominada Gripe Espanhola (1918-1919), identificada no começo de março de 1918 em tropas dos Estados Unidos, mas que em outubro de 1918 estava já espalhada por todos os continentes, tornando-se numa pandemia mundial.

Com efeito, apesar de pouco duradouro, tratou-se de um flagelo extraordinariamente violento e mortal que ao fim de seis meses tinha já dizimado cerca de 25 milhões de pessoas, havendo estimativas que apontam mesmo para um número duas vezes maior.

Em 26 de setembro de 1918, volvidos apenas 19 anos desde a fundação da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta, um grupo de Militares e Cavaleiros, motivados pelo espírito fundador e por preocupações assistencialistas decorrentes, nomeadamente, da epidemia que então grassava impiedosamente, fundou a 1.ª Secção Auxiliar de Socorros da cidade de Lisboa, com a designação de Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da “Cruz de Malta”, sob o lema “Pro Fide et Pro Utilitate Hominum”.

Preocupada com os acontecimentos actuais que assolam a humanidade, constituiu em 06 de fevereiro de 2018 uma Força de Busca e Salvamento, Força de Busca e Salvamento da Cruz de Malta, através de um protocolo com a Associação K9H-CIOPS – Corpo de Intervenção em Operações de Protecção e Socorro que tem por objecto geral manter uma força destacável para busca e salvamento pronta a intervir em qualquer parte do Globo, minimizar o sofrimento humano, melhorar a qualidade de vida, promovendo acções de formação visando a resiliência das comunidades, mitigar o isolamento e solidão das pessoas mais idosas, e promover a integração de cidadãos com necessidades especiais.

A Força de Busca e Salvamento da Cruz de Malta será instalada nas instalações da Delegação do Norte da Cruz de Malta, na freguesia de Moreira da Maia, na cidade da Maia. Para além da sua actividade principal, também irá dar apoio aos peregrinos que seguem rumo ao Norte com destino a Santiago de Compostela e aos peregrinos que seguem rumo ao Sul até ao Santuário Mariano de Fátima. Esta ajuda passará por prestar todo o apoio necessário aos peregrinos e possibilitar aos mesmos poderem descansar, alimentarem-se e caso pretendam tomar banho, e que os mesmos podem usufruir de forma gratuita.

A Força de Busca e Salvamento (F.B.S.), é multidisciplinar tem no seu seio operacionais com formação certificada que nos permite apoiar o socorro, nos seguintes cenários: Cinotécnica K9, Primeiros – Socorros (TAT, TAS e Enfermeiros), Primeiros socorros em animais, Intervenção em pequenos focos de Incêndios, Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas.

Esta Força de Busca e Salvamento é composta pelas seguintes unidades:
UNIDADE CINOTÉCNICA (UK9) 
UNIDADE PRIMEIROS SOCORROS E TRAUMA (UPST) 
UNIDADE RESGATE E SALVAMENTO TÁTICO (URST) 
UNIDADE DE RECONHECIMENTO E LOGÍSTICA (URL). 

COMENTE

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top
Fórum da Maia - 30 de novembro - 21.30h

Salvador Martinha

Salvador Martinha vai finalmente apresentar o seu novo espetáculo de Stand-Up, Cabeça Ausente, no Fórum da Maia. Compre já o seu bilhete.
close-link