fbpx

Notícias Maia

Município da Maia e Animais de Rua juntos para proteção de gatos em risco

©DR
Partilhas

A iniciativa consiste em capturar, esterlizar e devolver os animais à rua para controlar pragas e multiplicação indesejada.

O Município da Maia assinou ontem, dia 11 de setembro, um Contrato de Concessão de Beneficio Público com a Associação Animais de Rua que visa a esterilização e proteção de animais em risco. A implementeção do Programa CED (Captura, Esterilização e Devolução) tem vindo a ser estudado nos últimos meses pela Divisão de Ambiente em em colónias de gatos do Concelho da Maia.

Esta iniciativa, segundo declaração da CM Maia, “apresenta diversas vantagens, entre as quais, o controlo e redução do número de gatos errantes assilvestrados e o maior controlo sanitário das populações de gatos da cidade”. No mesmo documento, é sublinhada a importância de iniciativas como esta, visto que, a existência de numerosos gatos não estrelizados nas ruas, é prejudicial ao bem-estar dos proprios animais.

Neste programa existe também um plano de gestão que “visa garantir que o espaço público da colónia, os abrigos e comedouros” sejam “limpos e higienizados” para que, assim, ser evitada a proliferação pragas e doenças.

O programa CED é assumido como complexo tendo em conta que exige a mobilização de recursos humanos no terreno. Existem várias associações no Concelho da Maia que trabalham diariamente no sentido de controlar a reprodução descontrolada dos animais. Neste sentido, a câmara reconhece vantagem de “apoiar institucional e financeiramente o trabalho meritório de associações” desde que, “previamente submetam e obtenham parecer favorável do médico veterinário Municipal”.

COMENTE

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Mais Populares

Top