A iniciativa consiste em capturar, esterlizar e devolver os animais à rua para controlar pragas e multiplicação indesejada.

O Município da Maia assinou ontem, dia 11 de setembro, um Contrato de Concessão de Beneficio Público com a Associação Animais de Rua que visa a esterilização e proteção de animais em risco. A implementeção do Programa CED (Captura, Esterilização e Devolução) tem vindo a ser estudado nos últimos meses pela Divisão de Ambiente em em colónias de gatos do Concelho da Maia.

Ordem dos Advogados Maia

Esta iniciativa, segundo declaração da CM Maia, “apresenta diversas vantagens, entre as quais, o controlo e redução do número de gatos errantes assilvestrados e o maior controlo sanitário das populações de gatos da cidade”. No mesmo documento, é sublinhada a importância de iniciativas como esta, visto que, a existência de numerosos gatos não estrelizados nas ruas, é prejudicial ao bem-estar dos proprios animais.

Neste programa existe também um plano de gestão que “visa garantir que o espaço público da colónia, os abrigos e comedouros” sejam “limpos e higienizados” para que, assim, ser evitada a proliferação pragas e doenças.

O programa CED é assumido como complexo tendo em conta que exige a mobilização de recursos humanos no terreno. Existem várias associações no Concelho da Maia que trabalham diariamente no sentido de controlar a reprodução descontrolada dos animais. Neste sentido, a câmara reconhece vantagem de “apoiar institucional e financeiramente o trabalho meritório de associações” desde que, “previamente submetam e obtenham parecer favorável do médico veterinário Municipal”.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.