Notícias Maia

“O Escudete da Terra da Maia” para ver no Mira Maia Shopping

Partilhas

O Mira Maia Shopping tem patente, até ao próximo dia 14 de outubro, a exposição “Escudete da Terra da Maia”, em parceria com o Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2018 – Partilhar Memórias.

O “Escudete” servia para proteção dos maus agoiros e superstições, regra geral existentes nos portões e arcos de cantaria das grandes casas agrícolas. A presença de corações e outros elementos decorativos afirmam a importância da família, a sua ostentação e riqueza.

Associado ao “Escudete”, surgia a “Aldrava”, que servia de batente, e que quando acionada produz um som forte, destinado a avisar o dono da casa das visitas. A existência destes objetos em várias casas deriva do facto de a Terra da Maia ter sido outrora possuidora de vastos terrenos férteis e húmidos, com vestígios desde a época romana de desenvolvimento demográfico e consequente proliferação de habitações de cariz agrícola.

COMENTE

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top
Fórum da Maia - 30 de novembro - 21.30h

Salvador Martinha

Salvador Martinha vai finalmente apresentar o seu novo espetáculo de Stand-Up, Cabeça Ausente, no Fórum da Maia. Compre já o seu bilhete.
close-link