fbpx

Notícias Maia

PAN levanta dúvidas sobre Centro de Experimentação Animal da Maia

© DR
Partilhas

O PAN – Partido Pessoas, Animais e Natureza, através da sua estrutura Distrital do Porto, declarou, esta sexta-feira, ter dúvidas sobre o Centro de Experimentação Animal que está previsto nascer no concelho da Maia. O partido chega mesmo a acusar a Câmara da Maia de “falta de transparência”.

“Após sucessivas ausências de informação e falta de transparência nesta matéria, o PAN questionou o executivo sobre este tema tendo em conta as preocupações do partido relativamente às diretivas europeias para a garantia do bem-estar dos animais em práticas de experimentação”, refere a nota enviada à Lusa.

A apresentação pública do projeto foi realizada em outubro, altura em que foi anunciado que este Centro para a Saúde Humana e Animal será o primeiro no país com vocação no âmbito da saúde global. Entre as valências de que irá dispor, encontra-se a cirurgia experimental e cirurgia para cavalos.

O PAN/Porto questiona quem são os parceiros da iniciativa, quais os seus objetivos, qual a finalidade da investigação em animais de grande porte, de que forma a investigação vai estar relacionada com a saúde humana e a produção agropecuária, e qual o retorno deste investimento e como é assegurado o bem-estar dos animais neste centro, segundo a Lusa.

Segundo a Câmara da Maia, “o ICBAS é uma identidade cientificamente acreditada a nível internacional para fazer investigação e, como tal, tem de respeitar as regras do grupo europeu de ética”.

“Estamos, por isso, tranquilos que o equipamento vai ser uma mais-valia tanto para a saúde humana como para a saúde animal. A nossa perspetiva é a saúde global”, sublinha a autarquia liderada por António Silva Tiago, em resposta à Lusa.

Este projeto foi anunciado durante a campanha das últimas eleições autárquicas, em 2017, pelo então candidato Silva Tiago, na apresentação dos candidatos à Junta de Freguesia de Moreira. O primeiro passo para a concretização do referido, foi dado em dezembro do mesmo ano, com a assinatura de um protocolo entre o ICBAS e a Câmara da Maia, no distrito do Porto.

Maia oficializou o primeiro Centro para a Saúde Humana e Animal

COMENTE

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Mais Populares

Top