O Observatório da Emigração divulgou o registo do número de portugueses que emigraram para França no ano de 2020, revelando tratar-se do número mais baixo desde que há registo, não atingindo os seis mil portugueses. A divulgação foi feita nesta terça-feira, dia 5 de abril.
Os dados do Eurostat, citados e anunciados pelo Observatório de Emigração, pertencente ao ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, demonstraram que apenas 5.998 cidadãos portugueses emigraram para os arredores de França, revelando assim ter havido uma descida de 21,5% em relação ao período homólogo.
Apesar de a emigração para França ter vindo a diminuir ao longo dos anos, a especialista Inês Vidigal admitiu à Lusa que o sucedido estará relacionado com a descida generalizada da emigração em 2020, muito por força da pandemia e das restrições à mobilidade.
O observatório destacou ainda que este é o quarto ano consecutivo em que o número de emigrantes portugueses para França diminuiu (32,8% em 2017, 3,2% em 2018, e 5% em 2019), explicando que, nos últimos anos, outros destinos se tornaram mais atrativos para os portugueses, como o Reino Unido (até ao ‘Brexit’), a Suíça ou a Alemanha.
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas leem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.