A PositiVus nasceu em 2011 pelas mãos de Isabel Amorim que “está sempre disponível para trabalhar com pessoas que sintam precisar de ajuda”. As áreas de especialidade desta Clínica passam pela Psicologia Clínica, Psicoterapia, Terapia de Casal, Terapia Sexual e Nutrição.

É mesmo no coração da Cidade da Maia que encontramos a PositiVus – Psicologia e Saúde. Trata-se de uma clínica de psicologia e saúde, fundada em 2011 pela psicóloga Isabel Amorim, e formada atualmente por três profissionais que, por terem diferentes áreas de formação e especialização, estão aptas a dar uma resposta mais específica à problemática de cada paciente.

Isabel Amorim é especializada em terapia familiar e concluiu em 2011 o doutoramento na área do burnout. Trabalha mais diretamente com a terapia familiar, terapia de casal, problemas de ansiedade, esgotamento e perturbações do humor como a depressão e perturbações da ansiedade.

Conta desde o início de 2020 com a colaboração de Sofia Canedo, igualmente psicóloga, especializada na área do comportamento desviante e justiça, estando envolvida externamente em projetos psicoeducacionais de prevenção da violência, avaliação e apoio a vítimas de violência e abuso. Encontra-se atualmente a frequentar a formação de Diretor de Psicodrama, vindo esta a tornar-se numa outra valência do serviço. Juntamente com a Isabel Amorim, prevêem avançar também com Psicoterapias de Grupo, projeto que adiaram devido à pandemia.

“Há já vários anos que também a obesidade passou a ser considerada no Dicionário de Saúde Mental, pela sua origem muitas vezes emocional e comportamental, sendo muitas vezes resultado de perturbações mentais graves”

Juntar a nutrição à psicologia sempre fez parte da ideia inicial do projeto uma vez que a Isabel Amorim, realizou uma formação específica em perturbações de comportamento alimentar e trabalhou nesta área logo no início da sua prática profissional, “há já vários anos que também a obesidade passou a ser considerada no Dicionário de Saúde Mental, pela sua origem muitas vezes emocional e comportamental, sendo muitas vezes resultado de perturbações mentais graves”, daí convidar a nutricionista Sandra Rosmaninho Almeida para fazer parte deste projeto.

A junção da nutrição acaba por fazer “todo o sentido” visto que há muitos pacientes que “desenvolvem comportamentos compulsivos ao nível da alimentação” tornando-se “importante que sejam trabalhadas estratégias em colaboração”.

“Há vários pacientes que têm baixa auto estima e muitas vezes está relacionada com a imagem corporal”, “e por vezes há dietas demasiado restritivas que podem propiciar o desenvolvimento de perturbações do comportamento alimentar ou mesmo outras perturbações ao nível do humor e da ansiedade, algo que vai contra o que pretendemos, daí a importância de uma equipa multidisciplinar que se complemente e propicie os melhores resultados possíveis”, explica a proprietária.

Ao nível da consulta de nutrição, para além da obesidade, também é feito o acompanhamento de muitas outras patologias, tais como diabetes, síndrome do cólon irritável (dieta Low Fodmap), dislipidemias, doença celíaca, entre outras.

“Não somos a favor de terapias de longa duração”

Entre as várias abordagens dentro da psicologia, Isabel Amorim explica-nos que a sua equipa trabalha mais com Terapias Cognitivo-Comportamentais, Sistémicas e Humanistas o que significa, na maioria dos casos, abordagens mais breves.

A psicóloga confessa que fica “muito satisfeita” quando dá altas e que o melhor reconhecimento de um paciente perante o seu trabalho é o sentir que já “não precisa” de ajuda e que “superou as dificuldades” que o levaram a procurar a psicologia. “Há pacientes que ao fim de 2 ou 3 meses já estão com a problemática que os trouxe resolvida”, acrescenta.

Adaptação à Pandemia

A PositiVus – Psicologia e Saúde está encerrada há quase dois meses mas continuou a acompanhar pacientes através de videochamada. Pela especificidade de cada caso e tendo especial atenção com as crianças, algumas terapias tiveram mesmo de ser interrompidas. No entanto, Isabel Amorim explicou-nos que a equipa já preparou o regresso às consultas presenciais a partir do dia 4 de maio e que essas serão realizadas de forma a não colocar a segurança de nenhum paciente em risco.

A equipa manter-se-á contudo disponível para os atuais e novos pacientes que optem pelo apoio por videoconferência.

Ficha Informativa
PositiVus – Psicologia e Saúde
Simão Bolívar, 375 – Loja 7,
4470-214 Maia
(Parque de Estacionamento Gratuito)
T. 93 441 30 96
[email protected]

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.