Notícias Maia

PSP está a criar Gabinete de Apoio e Informação à Vítima na Maia

Partilhas

Serviço é gratuito e disponibiliza apoio psicológico, jurídico e social. Para já só existe no Porto, no entanto, a PSP já está a reproduzir o GAIV em concelhos como Maia, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

Segundo a TSF, o Gabinete de Apoio e Informação à Vítima da PSP do Porto é único no país. Conta com uma equipa própria, com formação contínua e envolve instituições como a CPCJ, o DIAP e o Instituto de Medicina Legal. Ao longo dos últimos seis anos, recebeu quase 7.400 pedidos de ajuda e orgulhosamente afirmam que não registaram qualquer vítima mortal.

O GAIV foi criado pelo Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto, que pressentiu a necessidade de dar uma resposta multidisciplinar aos casos de violência doméstica. Trabalha em exclusivo com as vítimas, enquanto o departamento de Investigação Criminal da PSP trabalha com os agressores. O grupo funciona 24 horas por dia, sendo constituído por 15 agentes que têm formação específica e permanente.

Nos últimos seis anos, foram realizados no GAIV 12.400 atendimentos presenciais. Algumas das vítimas recorrem a este apoio mais do que uma vez. Este serviço é gratuito e disponibiliza apoio psicológico, jurídico e social. A equipa do Gabinete de Apoio e Informação à Vítima acompanha todos os processos, mesmo depois de estarem terminados. Os pedidos de ajuda são tantos, que o Comando Metropolitano do Porto da PSP já está a reproduzir o GAIV em concelhos como Maia, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

COMENTE

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Mais Populares

Top