A reciclagem de roupa e calçado feita pelos maiatos já ajudou, desde 2012, 42 instituições maiatas. Em 2019 rendeu 10 mil euros solidários.

Desde 2012, os resíduos têxteis de quem vive na Maia estão a ser rentabilizados para apoiar instituições sociais do concelho. Nos últimos nove anos, a reciclagem de roupa e calçadorendeu 70 mil euros que foram depois distribuídos por 41 instituições maiatas.

Cozinca

Para António Silva Tiago, esta prática é uma “afirmação da política na economia circular e na sustentabilidade“. Em declarações, o presidente da Câmara Municipal da Maia explicou que esta sensibilização começa “nas escolas junto das crianças com uma educação ambiental” e que “a meta para 2020 é duplicar a verba e alargar o número de beneficiários”.

Uma parceria solidária

A Maiambiente e a Wippytex juntaram-se para recolher o desperdício têxtil e rentabilizar essa roupa e calçado, que os maiatos já não precisam, em prol de instituições maiatas.

Atualmente, são 50 os pontos de recolha, chamados de “roupões”, espalhados pelo município. Só em 2019, foram recolhidas 230 toneladas de resíduos têxteis destes contentores que serviram para angariar 10 mil euros. Um valor que foi repartido por 10 instituições do concelho.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.