Notícias Maia

“Roupões” da Maia ajudam instituições em 7 mil euros

Partilhas

Ao depositar resíduos texteis e calçado nos 42 “roupões” espalhados pelo concelho, contribui para as associações de solidariedade locais.

Esta iniciativa da Maiambiente em parceria com a Wippytex teve início em 2012 e no último semestre do presente ano, angariou 7 mil euros de verba, doados a sete instituições do concelho da Maia. Segundo a empresa Maiambiente, “trata-se de um valor simbólico, mas que retrata o esforço da população e que é devolvido à comunidade através do apoio social”.

Paulo Ramalho, presidente do concelho de administração da Maiambiente e vereador da câmara da Maia, explica que os munícipes podem depositar sapatos e roupas que não podem ser reutilizadas nos “roupões”, estes resíduos são recolhidos pela empresa Wippytex (parceira neste projeto) e por cada quilo é atribuído um valor que depois é distribuído por instituições de solidariedade social no concelho.

Cada pessoa produz em média 8 a 10 Kg de resíduos têxteis e de calçado por ano

Este tipo de resíduos, pela sua quantidade e pela sua relevância, assumem um papel importante na cadeia de recuperação e reciclagem. Caso o estado da roupa/calçado ainda o permita, poderão ser tratados, para posterior encaminhamento para aqueles que mais necessitam. Caso a qualidade não permita a sua reutilização, então estes materiais serão transformados em matéria-prima para a produção de produtos de limpeza de origem têxtil ou para a recuperação de fibras e obtenção de novos produtos têxteis. Segundo a Maiambiente, com esta solução reduz-se a incineração de resíduos/deposição em aterro e reduz-se a necessidade de extração de matérias-primas da natureza para as atividades industriais, preservando o ambiente.

Cerimónia de entrega de donativos

A cerimónia de entrega de donativos foi presidida pelo presidente do Conselho de Administração da Maiambiente e Vereador da Câmara Municipal da Maia, Paulo Ramalho, e pelo Administrador da Wippytex, Pedro Oliver.

 

 

COMENTE

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top