Notícias Maia

Rui Moreira defende “Iberolux”. Uma união entre Portugal e Espanha

©DR
Partilhas

O Presidente da Câmara Municipal do Porto defendeu a ideia de que Portugal e Espanha deveriam ter uma “estratégia coordenada” em si. O “Iberolux”.

Durante o Cities Forum 2020, que decorreu na cidade do Porto até este dia 7 de fevereiro, Rui Moreira avançou com a ideia da criação de um “Iberolux”. Sem grandes detalhes, o autarca do Porto comparou esta possível ligação entre Portugal e Espanha ao Benelux, um espaço de cooperação entre Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo.

Rui Moreira começou por explicar que “Portugal e Espanha tem um papel importante a desempenhar no contexto europeu“. Este “Iberolux” adotaria “uma estratégia coordenada” que resultaria numa “identidade ibérica“.

“Praticamente não existe fronteira”

O presidente da Câmara Municipal do Porto afirma que a ligação que propõe entre os dois países faz todo o sentido, visto que, em alguns casos, “praticamente não existe fronteira”. É o caso de alunos do Norte do país que vão estudar para Vigo e também o caso da ligação religiosa que Portugal tem com Santiago de Compostela. Para Rui Moreira, os Caminhos de Santigo “têm já uma dimensão cultural”.  “Entre o Norte e a Galiza vivemos um tempo fantástico” – assente o autarca.

Ainda em declarações aos jornalistas, Rui Moreira lamentou que “não haja um jornal espanhol em Portugal” e que “esta identidade ibérica é um trabalho desafiante que deveríamos fazer”. 

COMENTE

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top