Partilhas

O Presidente da Câmara Municipal do Porto defendeu a ideia de que Portugal e Espanha deveriam ter uma “estratégia coordenada” em si. O “Iberolux”.

Durante o Cities Forum 2020, que decorreu na cidade do Porto até este dia 7 de fevereiro, Rui Moreira avançou com a ideia da criação de um “Iberolux”. Sem grandes detalhes, o autarca do Porto comparou esta possível ligação entre Portugal e Espanha ao Benelux, um espaço de cooperação entre Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo.

Cozinca

Rui Moreira começou por explicar que “Portugal e Espanha tem um papel importante a desempenhar no contexto europeu“. Este “Iberolux” adotaria “uma estratégia coordenada” que resultaria numa “identidade ibérica“.

“Praticamente não existe fronteira”

O presidente da Câmara Municipal do Porto afirma que a ligação que propõe entre os dois países faz todo o sentido, visto que, em alguns casos, “praticamente não existe fronteira”. É o caso de alunos do Norte do país que vão estudar para Vigo e também o caso da ligação religiosa que Portugal tem com Santiago de Compostela. Para Rui Moreira, os Caminhos de Santigo “têm já uma dimensão cultural”.  “Entre o Norte e a Galiza vivemos um tempo fantástico” – assente o autarca.

Ainda em declarações aos jornalistas, Rui Moreira lamentou que “não haja um jornal espanhol em Portugal” e que “esta identidade ibérica é um trabalho desafiante que deveríamos fazer”. 

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.