A Embaixada de Portugal em Kyiv foi atingida esta madrugada. O Governo português condenou o incidente, que também afetou as missões diplomáticas de outros países, e chamou o Encarregado de Negócios da Federação Russa para apresentar um protesto formal.
A Embaixada de Portugal em Kyiv, na Ucrânia, foi alvo de um ataque durante a madrugada desta sexta-feira, 20 de dezembro. O incidente provocou danos materiais na chancelaria portuguesa e em instalações diplomáticas de outros países, como as embaixadas da Alemanha e da Argentina, segundo informações divulgadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
“O Governo português condena de forma veemente os ataques desta madrugada a Kyiv, que causaram danos materiais em diversas missões diplomáticas, incluindo a chancelaria da Embaixada de Portugal”, refere o comunicado oficial do MNE.
A nota sublinha que “é absolutamente inaceitável que qualquer ataque possa visar ou ter impacto em zonas de instalações diplomáticas”, frisando a gravidade do incidente. Para expressar a posição de Portugal, o Encarregado de Negócios da Federação Russa foi convocado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde será apresentado um protesto formal contra a Rússia.
O Governo português condena de forma veemente os ataques desta madrugada a Kiev, que causaram danos materiais em diversas missões diplomáticas, incluindo a chancelaria da Embaixada de Portugal.
— Negócios Estrangeiros PT (@nestrangeiro_pt) December 20, 2024
A violação de instalações diplomáticas é considerada uma infração grave ao direito internacional, especialmente à Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, que protege as embaixadas contra qualquer tipo de ataque. Com este protesto formal, Portugal junta-se a outros países que têm manifestado a sua indignação perante as ações da Rússia.
4 days before Christmas Eve. Kyiv city center. Russians are once again hitting Ukrainian civilians with ballistic missiles. A business center,St.Nicholas Roman Catholic Church, and residential buildings were under attack. As of now,1 person reported dead, 9 more have been injured pic.twitter.com/O4YUG7k3Fh
— Mykhailo Fedorov (@FedorovMykhailo) December 20, 2024