Notícias Maia

World Press Photo regressa à Maia, com a sua edição de 2018

Partilhas

A maior e mais prestigiada exposição de fotojornalismo do mundo está de volta à Maia. Inaugura amanhã, sexta-feira, dia 9 de novembro, pelas 21.30h.

O concurso World Press Photo é a principal competição do mundo para fotógrafos de imprensa, fotojornalistas e fotógrafos documentais, a nível profissional, e estabelece os padrões da profissão. Este ano o concurso atraiu 4.548 fotógrafos de 125 países. No total, foram apresentadas a concurso 73.044 imagens. As fotografias premiadas são apresentadas numa exposição que passa por mais de 100 cidades em mais de 45 países.

“É prestigiante para o Município da Maia ter a possibilidade de apresentar esta excelente mostra de fotografia jornalística e pertencer ao restrito grupo de cidades da Europa e do mundo que acolhem este evento todos os anos. A World Press Photo realiza-se na Maia há 18 anos e é já um acontecimento de grande relevância no nosso Município e na Região Norte, aguardado com enorme expectativa pelos milhares de pessoas que habitualmente visitam a exposição. Todos os anos a exposição recebe cerca de 3.800 visitantes, em grande parte visitas de estudo organizadas por instituições de ensino secundário”, afirmou o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago.

Esta exposição mostra de uma forma precisa, justa e visualmente atraente o que aconteceu no nosso mundo em 2017, promovendo uma reflexão sobre o mundo atual e sensibilizando cada um de nós para a existência de desafios comuns para os quais todos podemos e devemos contribuir.

Paulo Ramalho, vereador da Câmara Municipal, adiantou ainda que “a exposição deste ano comporta uma novidade, uma vez que aproveitando que uma boa parte das fotografias retratam acontecimentos especialmente marcantes, que ocorreram durante o ano de 2017 nos mais diversos recantos do mundo, e que apelam a uma especial reflexão, quer no domínio dos conflitos políticos, de atos de terrorismo, quer das desigualdades ou da violação dos direitos humanos, crises humanitárias ou problemas ambientais, a Câmara Municipal decidiu desta vez associar a exposição World Press Photo à promoção da Agenda 2030 aprovada em 2015 pelas Nações Unidas, procurando mostrar como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão relacionados e retratados em algumas das fotografias premiadas, procurando assim com tudo isto sensibilizar cada um de nós, enquanto simples cidadãos, para o desafio de prestarmos o nosso pequeno contributo para a construção de um mundo mais justo e socialmente, economicamente e ambientalmente mais sustentável”.

Sabendo que uma imagem tem mais força e gera mais atenção do que qualquer mensagem escrita, tendo por isso maior poder de impulsionar os cidadãos para a cidadania ativa, a Câmara Municipal da Maia entende que esta exposição será uma excelente forma de mostrar a pertinência da Agenda 2030 para todos os cidadãos, em todo o mundo.

“Nesse contexto, a Câmara Municipal da Maia irá abordar a exposição de uma forma absolutamente inovadora a nível mundial, encarando-a na perspetiva da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e mostrando como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão relacionados com cada fotografia premiada retratada.” , afirmou António Silva Tiago.

A inauguração da World Press Photo 2018 terá lugar no dia 9 de novembro, pelas 21h30, e contará também com a presença de uma Comissária da Fundação World Press Photo. A exposição, de entrada gratuita, estará patente no Fórum da Maia, de 10 de novembro a 2 de dezembro, de terça a domingo, das 9h00 às 22h00.

Paulo Ramalho referiu ainda que à margem da exposição World Press Photo, irá decorrer na manhã do próximo dia 17, no salão Nobre da Câmara Municipal, uma conferência sobre o tema “A Europa entre o Nacionalismo e a Integração” e que contará com intervenções de Paulo Rangel, Bernardo Ivo Cruz e Fernando Jorge Cardoso.

COMENTE

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top
Fórum da Maia - 30 de novembro - 21.30h

Salvador Martinha

Salvador Martinha vai finalmente apresentar o seu novo espetáculo de Stand-Up, Cabeça Ausente, no Fórum da Maia. Compre já o seu bilhete.
close-link