Notícias Maia

Atleta do Maia Atlético condecorado pelo Presidente da Républica

©DR
Partilhas

O atleta Braima Dabó, do Maia Atlético Clube, foi condecorado pelo Presidente da República pelo gesto de fair-play que protagonizou nos Mundiais de atletismo em Doha.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta quinta-feira o atleta guineense Braima Dabó pelo gesto de fair-play que protagonizou ao ajudar um colega em dificuldades a terminar a prova.

O caso aconteceu no Campeonato do Mundo de Atletismo que se realizou, este ano, no Qatar. Ao perceber que Jonathan Busby, atleta de Aruba (ilha das Caraíbas), estava em dificuldades, Dabó interrompeu a sua prova e recuou para ajudar o adversário a terminar a prova eliminatória dos 5000 metros. O atleta do Maia Atlético Clube “carregou” durante quase 250 metros o colega e, juntos, conseguiram concluir o trajeto.

Marcelo Rebelo de Sousa caracterizou esta condecoração como um “testemunho de humanidade” e explicou que a medalha de mérito “não é frequente ser entregue a cidadãos não portugueses, mas aqui é um cidadão do mundo, que está a estudar em Portugal e a fazer a ponte entre a sua Pátria e Portugal”. O Presidente da República acrescentou ainda que “neste sentido [Braima Dabó], também prestigiou Portugal”.

O atleta do Maia Atlético Clube, durante a condecoração, afirmou que apenas decidiu “ajudar alguém que precisava de ajuda”, tal como o Presidente faz. Neste sentido, lembrou um momento em que Marcelo Recebo de Sousa foi ao Instituto Politécnico de Bragança encorajando e dando “colo” aos estudantes.

Dabó já havia recebido o prémio de Fair Play da Federação Internacional de Atletismo por este mesmo gesto. Recorde o momento em que o atleta do Maia Atlético Clube ajudou o adversário Jonathan Busby a terminar a prova dos 5000 metros.

COMENTE

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top