A data foi oficializada pela UNESCO em 2019 mas já era comemorada desde 2009.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) oficializou o Dia Mundial da Língua Portuguesa em 2019 mas, desde 2009 que, neste 5 de Maio, é comemorado o Dia da Língua e da Cultura Portuguesa, instituído pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Ordem dos Advogados Maia

O primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa celebra-se hoje, a 5 de Maio de 2020, e foi já assinalado com uma cerimónia e um concerto online onde participaram várias personalidades lusófonas da política, letras, música e desporto. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro português António Costa não deixaram de partilhar a sua mensagem nesta comemoração digital.

O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes (3,7% da população mundial).

É língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e Macau, bem como língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana ou o Mercosul.

A iniciativa da comemoração online resultou de uma parceria entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a representação portuguesa na UNESCO, a ONU News e a RTP. Foi transmitida às 12:00h de Portugal no canal Youtube do Camões e pode ser vista aqui.

Dia Mundial da Língua Portuguesa aprovado pela UNESCO!

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.