Depois de Castêlo da Maia e Nogueira e Silva Escura, Moreira da Maia também já reabriu os cemitérios da freguesia.

A reabertura do cemitério de Moreira da Maia aconteceu neste dia 29 de abril mas de uma forma condicionada. Estará aberto das 08:30h às 19:00h e haverá controlo das entradas limitando o espaço15 pessoas na “parte nova” e outras 15 pessoas na “parte velha”, com o devido “distanciamento social”.

Ordem dos Advogados Maia

Num papel colocado nas portas do cemitério e partilhado também nas redes sociais, a Junta informa que é obrigatório o uso de máscaras e luvas e que não serão disponibilizados baldes nem vassourasDesaconselham-se ainda as limpezas com água e “agradece-se que os enfeitamentos venham preparados de casa”. Leia esta informação completa na fotografia abaixo.

O NOTÍCIAS MAIA falou com o funcionário responsável pelas entradas no cemitério nesta quinta-feira e, questionado sobre o cumprimento das regras, o mesmo afirmou que “as pessoas estão a cumprir todas as normas” e que, para já, não “houve problemas”. 

No Facebook da Junta de Freguesia de Moreira da Maia, na publicação onde é anunciada a reabertura do cemitério, pode ler-se o seguinte: “Durante estas semanas tivemos o cuidado de tratar os nossos entes queridos com carinho e respeito. Fomos retirando todas as flores secas, colocamos luzes e hoje na abertura pretendemos surpreender com um miminho pela vossa compreensão. Colocamos mais de 1200 flores em todas as sepulturas e capelas”.

O NOTÍCIAS MAIA tentou contactar a Junta de Freguesia e o seu Presidente, não obtendo nenhuma resposta.

Recorde-se que os Presidentes das Juntas de Freguesia receberam, no passado dia 21 de abril, indicações do município que dão luz verde à reabertura destes espaços, deixando as restrições ao critério de cada uma das Juntas. Castêlo da Maia e Nogueira e Silva Escura reabriram os cemitérios no passado dia 27.

Covid-19. Câmara da Maia dá indicações para a reabertura dos cemitérios

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.