Notícias Maia

Maia integra projeto-piloto de estímulo à atividade física

© DR/Notícias Maia
Partilhas

A iniciativa da Direção-Geral da Saúde arrancou no passado dia 24 de Janeiro

O município da Maia é um dos 14 que integram um projeto-piloto no Serviço Nacional de Saúde (SNS). O objetivo, durante os próximos 12 meses, é testar o novo modelo de recomendeção de atividade física.

A Direção Geral da Saúde (DGS) pretende avaliar os ganhos em saúde para a população, bem como o custos-efetividade de um modelo que tem como base a criação de consultas de atividade física nos cuidados de saúde primários.

Serão abrangidos cerca de 3500 utentes que serão acompanhados por 100 profissionais de saúde, envolvendo unidades de cuidados de saúde primários nos concelhos da Maia, Condeixa, Leiria, Lisboa, Loulé, Oeiras, Porto, Redondo, Soure, Torres Vedras, Valongo e Vila Franca de Xira, Vila Nova de Gaia e Espinho.

Centro de Saúde de Pedras Rubras troca medicamentos por exercício

O ACES MAIA/Valongo (Agrupamento de Centros de Saúde da Maia), candidatou a Maia a este projeto piloto destinado a doentes com diabetes e depressão, sendo na Unidade de Saúde Familiar de Pedras Rubras que será instalada uma das 14 unidades a nível nacional, onde a prescrição de exercício físico vai substituir a receita de medicamentos.

Consultas de atívidade física 

Nesta fase piloto da iniciativa, os utentes com diabetes tipo 2 e depressão, serão encaminhados pelo médico de família para consultas de atividades física, sendo acompanhados por um período de seis meses.

A consulta será realizada por um médico de medicina desportiva, em colaboração com um profissional de exercício físico, podendo ainda, dependendo das necessidades do utente, existir apoio de nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos.

Este modelo terá também em consideração os programas de atividade física presentes na comunidade, nomeadamente do município e juntas de freguesia, assim como os equipamentos disponíveis, como por exemplo, percursos pedonais e ciclovias.

COMENTE
MaiaSymphonic

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Mais Populares

Top