Notícias Maia

Maia no top 5 nacional dos municípios com maior receita de derrama

Partilhas
© DR/Notícias Maia

Lisboa, Oeiras, Porto, Coimbra e Maia. São estes os cinco municípios que maior receita obtêm através da derrama, um imposto municipal que incide sobre o lucro das empresas.

A derrama no município da Maia está fixada em 1,6% para os negócios com volume de faturação superior a 150 mil euros e em 0,6% para as empresas com volume de faturação inferior a este valor.

Segundo o Anuário Financeiro dos Municípios, publicação da responsabilidade da Ordem dos Contabilistas Certificados, no ano 2017 (último ano disponível), a receita de derrama na Maia superou os 8 milhões de euros, valor que tem vindo a subir desde 2010, apesar do percentual cobrado ter vindo a baixar. O melhor ano, segundo a informação disponível naquele anuário, foi em 2009, com um valor de quase 10,5 milhões de euros.

Estes números colocam o concelho da Maia como um dos cinco municípios que maior receita arrecada no país, sendo o segundo na Área Metropolitana do Porto (AMP), apenas atrás do município do Porto. Lisboa lidera a lista a nível nacional, com mais de 97 milhões de euros de receita.

No que concerne à AMP, o Porto apresenta uma receita proveniente deste imposto municipal superior a 17 milhões de euros. Segue-se a Maia, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, sendo estes os únicos no top 10 nacional.

 

COMENTE

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top