fbpx

Notícias Maia

“Os Seus Olhos Nas Suas Mãos”

© Notícias Maia
Partilhas

Comemora-se no dia 10 de outubro o Dia Mundial da Visão. O objetivo da criação desta data pela Organização Mundial de Saúde é chamar a atenção para os perigos relacionados com a saúde ocular, sensibilizando a população para a prevenção dos problemas visuais.

O diagnóstico e tratamento atempado dos problemas de visão podem ter resultados muito importantes. A deteção precoce de patologias oculares é a forma mais eficaz de garantir uma minimização de consequências oculares, evitando quadros clínicos de maior severidade, resultando obviamente num benefício para o paciente.

Assim, todos devemos ter cuidados frequentes para conseguir uma boa visão:

– Consultas de rotina de optometria/oftalmologia

O rastreio e o diagnóstico precoce na identificação de problemas refrativos e doenças oculares, tais como diabetes, cataratas, glaucoma, degenerescência macular relacionada com a idade (DMRI) e outras patologias oculares, são fatores importantes na prevenção da perda de visão na população em envelhecimento. Deste modo, as consultas de rotina na população adulta devem ser recomendadas anualmente para um melhor acompanhamento e tratamento.
Detetar e tratar precocemente a ambliopia, estrabismo e outros erros refrativos, tais como astigmatismo, miopia e hipermetropia que podem surgir nas crianças e na juventude é muito importante para uma compensação refrativa mais eficaz e evitar uma maior progressão. Nestas idades, é importante fazer consultas de rotina de optometria com mais regularidade, por norma seis meses ou um ano.

Pacientes usuários de lentes de contacto devem fazer consultas de seguimento aos seis meses para avaliação e acompanhamento do seu optometrista.

– Proteção Ocular

O uso de óculos de sol com lentes certificadas protege os olhos filtrando os raios ultravioleta e constitui uma ótima medida de prevenção de doenças oculares e do envelhecimento dos olhos.

– Alimentação

Uma alimentação equilibrada é essencial para a nossa saúde ocular. Uma alimentação saudável e rica em antioxidantes pode prevenir e retardar o aparecimento de lesões oculares. Os alimentos ricos em Omega 3 têm um papel importante, uma vez que promovem a produção e estabilidade lacrimal, reduzindo o olho seco. Hábitos alimentares menos saudáveis podem requerer suplementos nutricionais adicionais.

– Ergonomia Visual

Devem-se ter em conta algumas medidas de prevenção relativamente ao cuidado com os olhos durante o uso do computador, telemóveis e leituras prolongadas, nomeadamente:
– Correção refrativa: Use os seus óculos ou lentes de contacto, com a sua correção refrativa atualizada, tratamentos e filtros indicados.
– Iluminação: A iluminação adequada é condição fundamental para o bom desempenho das tarefas visuais, isentas de fadiga visual.
– Climatização: O uso de ar condicionado diminui a humidade relativa do ar. O ar torna-se seco, aumentando a evaporação da lágrima provocando o olho seco. Deste modo, recomenda-se um pestanejo completo e mais frequente, permitindo a produção de lágrima, e a utilização de lubrificantes oculares três a quatro vezes por dia, para restabelecer o filme lacrimal.
– Postura correta: No computador deve utilizar uma cadeira de altura e inclinação de costas reguláveis e ecrã inclinável (o olhar do utilizador do computador deve estar ligeiramente para baixo entre 15ª a 20ª do ecrã, permitindo melhor conforto visual e uma menor exposição ao olho seco).
– Outras recomendações: Quando está em frente ao computador ou telemóvel em leitura prolongada, pestaneje frequentemente e relaxe a visão, evitando a fadiga, fazendo pausas olhando para longe.

Cuide dos seus olhos. O rastreio e o diagnóstico precoce são a melhor prevenção para ter uma boa visão.
Destaque: O diagnóstico e tratamento atempado dos problemas de visão podem ter resultados muito importantes. A deteção precoce de patologias oculares é a forma mais eficaz de garantir uma minimização de consequências oculares, evitando quadros clínicos de maior severidade, resultando obviamente num benefício para o paciente.

Helder Oliveira
Diretor Geral Grupótico

COMENTE

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Mais Populares

Top